"Conhecendo o coração de Jesus"

"Conhecendo o coração de Jesus"

quinta-feira, 12 de maio de 2011

SABER DIZER NÃO!




Saber dizer não é um aspecto muito importante na educação de uma criança.
Meu filhinho caçula tem 1 aninho e já esta dando um trabalho em relação a isso, muitas vezes ele faz birra, quer porque quer uma coisa e se a gente não da faz um escândalo, e eu muitas vezes por achar que ele é muito pequeno ainda faço as vontades dele. As vezes percebo que tenho um pouco de dificuldade com isso, parece que não quero frustrar os desejos do meu pequenino, tenho que aprender a dizer NÃO, e principalmente não voltar atrás.
É muito importante estipular limites para os nossos filhos, pois isso pode trazer conseqüências no futuro, podem se tornar adultos sem noção de responsabilidade, sem limites, sem querer podemos contribuir para deformação do caráter dos nossos filhos.

As pessoas (e principalmente eu) precisam entender que dizer não nem sempre é negativo, vi uma frase que achei bem bacana..”Use o sim sempre que possível, e o não sempre que necessário”

Com a Lívia não tenho esse tipo de problemas, graças a Deus né, somente uma vez que passei por uma situação bem difícil quando ela era bem pequena, ele queria porque queria uma boneca e por não ganhar fez um escândalo terrível dentro de um supermercado, mas por incrível que pareça, foi a única vez. Hoje com 10 anos, ela entende bem o sim sim e o não não.
O Miguel anda numa fase muito engraçada e preocupante também, porque fica nervoso quando quer alguma coisa, se o biscoito que ele ta comendo quebra no meio, já chora querendo outro, se não damos o que ele quer, é um chororo danado e o pior é que fica se jogando, se não seguramos com força ele bate a cabeça...Tem a questão dele ser pequeno, mas é daí que começa né, então estou começando a me preocupar com essa parte da educação dele.

Realmente não é fácil dizer não aos nossos maiores amores, mas em contrapartida, limites e disciplinas na medida certa colaboram para o amadurecimento e o crescimento emocional dos nossos pequeninos tão amados!


 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22:6)

Um ótimo dia a todos!

Beijinhos
Mo

P.S : Esse lindão ai da foto é meu filho..rs


Um comentário:

  1. outra coisa q vejo de importante é que os pais estejam alinhados, ou seja, um diz não.. ai o outro diz sim.. NÃO PODE !
    precisamos desejar o mesmo padrao de educação para os filhos.. entao se um diz nao.. o outro confirma, nem q conversem e revejam(se necessario), mas sempre uma só palavra. E vejo q as "birras" variam de acordo com os pais.. o nosso filhote costuma aproveitar esse "coração mole" da mãe para tirar vantagem... comigo e com a vó ele até tenta.. mas logo se comprota... então desde cedo precisamos nos posicionar e dar amor, educação e limite para as crianças.
    obs. linda foto mesmo...rs.

    ResponderExcluir