"Conhecendo o coração de Jesus"

"Conhecendo o coração de Jesus"

terça-feira, 19 de abril de 2011

HIPERTENSÃO...UM RISCO AO CORAÇÃO

Boa tarde pessoas!

Hoje eu vou falar sobre um assunto muito importante: PRESSÃO ALTA. Como eu sou hipertensa, então quero compartilhar com vocês uma matéria sobre isso, ja que eu vivo pesquisando. Eu descobri que tinha hipertensão na gravidez do meu filho, minha pressão começou a subir logo no inicio da gravidez, e a médica logo falou que eu ja tinha pressão alta e não sabia, alias isso é muito comun, a pessoa ser hipertensa e não saber, porque tem pessoas que não sentem absolutamente nada. Não é o meu caso, eu sinto muita dor de cabeça, dor na nuca e mal estar também, e tomo remédio todos os dias (e para vida toda pelo visto). Por isso a importância de medir a pressão períodicamente, até mesmo quem acha que não tem nada.
Segue abaixo uma matéria sobre esse assunto:

Quando se fala sobre doenças cardíacas, ela está sempre bem próxima, no papel de coadjuvante. A hipertensão – ou pressão alta, como é conhecida no dia a dia – pode ser resumida como um desequilíbrio no sistema circulatório causado pelo aumento na contração ou rigidez na parede das artérias, provocando maior pressão.
A doença é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9, e pode causar problemas em uma série de órgãos, como artérias, rins, olhos, cérebro e, principalmente, coração.

Os casos de hipertensão vêm aumentando no Brasil, muito em função de hábitos como sedentarismo e alimentação inadequada, típicos da vida moderna. Entre 2006 e 2009, a taxa de brasileiros diagnosticados com hipertensão cresceu de 21,5% para 24,4%, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril.
De acordo com informações do governo, a hipertensão está entre os fatores que mais vitimam no Brasil, à frente de câncer e de acidentes. E as mulheres devem prestar uma atenção especial durante e após a menopausa.

Segundo a Dra. Fernanda Consolim-Colombo, médica da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor), por diminuir a
quantidade de estrógeno , que protege os vasos, a menopausa facilita o efeito da presença dos chamados fatores de risco, tais como tabagismo, sedentarismo, sobrepeso, obesidade (entre outros). Esses fatores de risco influenciam o surgimento de doenças do sistema cardiovascular, como a hipertensão arterial sistêmica, assim como de outras condições que são resultado da formação de placas de aterosclerose na parede dos vasos sanguíneos, como  o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Além disso, a própria hipertensão é considerado um dos fatores de risco mais importante para o surgimento de tais doenças, além de, se não controlada, poder causar variados graus de insuficiência cardíaca
“Além da redução do estrogênio, diferentes sistemas de regulação da pressão arterial também podem influenciar o seu incremento, observado na menopausa: maior sensibilidade ao sal, aumento da atividade do sistema nervoso simpático, alterações na função da tireoide e dos seus hormônios”, explica a médica.

Para chegar aos tão desejados 12 por 8, a receita é simples e relativamente conhecida das pessoas: fazer exercícios regulares e alimentar-se de modo saudável, evitando principalmente o consumo de sal. As orientações valem para mulheres e homens, independentemente da idade, apesar de o risco de hipertensão aumentar segundo o avanço da faixa etária.

Conheça abaixo os 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta, segundo o Ministério da Saúde:

- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
- Pratique atividades físicas todos os dias.
- Mantenha o peso ideal, evitando a obesidade.
- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras, com mais frutas, verduras e legumes.
- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
- Abandone o cigarro.
- Para os pacientes hipertensos, uma mensagem fundamental: nunca pare o tratamento, é para a vida toda – o uso regular do tratamento prescrito e o bom controle da pressão arterial são essenciais para evitar as complicações da doença, como o infarto e o derrame.
- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
- Ame e seja amado.


Fonte: Gineco

E é isso pessoal, temos que cuidar bem do nosso coração!

Um grande beijo a todos..

Mo

Nenhum comentário:

Postar um comentário